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E-commerce, o futuro das vendas! - Parte 1

Nereu Mattiello

Inicie a sua loja virtual

Como já comentado em conteúdo anterior, as vendas por meio eletrônico crescem diariamente, muitas vezes em setores em que nem imaginávamos ser possível.  Este fenômeno comercial tem viabilizado vendas que antes levariam anos para encontrar seus clientes em virtude de questões geográficas e de investimentos necessários em divulgação offline. 

5 dicas para iniciar sua loja virtual:

1. Definição do seu público alvo:
Para quem você quer vender? E essa pessoa, o que vai chamar a atenção dela em seu produto? Qual o seu diferencial comercial para que ela compre de você e não de seus concorrentes? Devemos sempre nos fazer essa pergunta quando vamos abrir uma loja virtual e lembrar que o mix do mercado está bem dividido, porém é uma zona de guerra onde qualquer empresa tem o direito de entrar e lutar.
O que você precisa saber é que preço e frete são chaves fundamentais para o início do seu negócio, mas se você estiver com a persona muito bem definida, um trabalho mais orgânico conseguirá gerar bons frutos.

2. Linha de produtos
Então você já tem o público alvo, isso é muito bom! Agora nesta segunda dica é você escolher bem o produto que vai vender, devemos sempre nos lembrar que na internet existe muito receio em relação a qualidade dos produtos vendidos, muitas pessoas comprando produtos de baixa qualidade e vendendo como se fosse primeira linha, e você não vai querer ser um desses players. Então o cuidado pela embalagem e pela qualidade de seu produto é um fator determinante para fazer sua loja virtual decolar.

3. Logística
Essa dica é matadora! A logística é o que pode fazer você ter lucro ou ter prejuízo, e muito do seu resultado depende desse ponto. Hoje você tem a possibilidade de trabalhar com inúmeras transportadoras, correios, entre outros serviços de entrega, contudo é sempre necessário estar com os números na ponta do lápis, uma mudança em uma porcentagem de 5% para 7% pode fazer você fechar no vermelho! Um e-commerce normalmente gasta 40% do seu budget com logística, então fique ligado.

4. Atendimento
Esse sim é o que faz você ser o queridinho ou a ovelha negra do mercado. 75% dos e-commerce tem problemas com o atendimento ao cliente. Ok Nereu, mas que tipo de problema? Bom, vamos lá: normalmente é atraso na entrega, produto chegou avariado, produto não é como o esperado ou ainda compra parcelada com cobrança à vista. Então quem recebe todos esses feedbacks? O atendimento! A pessoa responsável por esse setor precisa ter um equilíbrio físico e mental porque não é fácil, eu fielmente acredito que é uma etapa que exige muito treinamento e paciência, porém se você conseguir sempre dar o melhor pelo seu cliente você vai conseguir fidelizá-lo.

5. Pós-venda 
Normalmente acreditamos que quando se compra pela internet temos o seguinte ciclo: COMPRA -> PAGA -> RECEBE O PRODUTO, correto? Aí está a cilada. Quando fazemos somente o feijão com o arroz, entregamos o básico e recebemos o básico, mas se após o produto ser entregue a empresa tiver um serviço ativo de pós-venda perguntando como foi a entrega, se o produto chegou bem ou ainda dando um cupom desconto para a próxima compra, aí sim você esta fazendo mais que a maioria do mercado, lembre-se: a planta só cresce quando é regada.

Conclusão
O mercado de lojas virtuais é o mercado que mais cresce entorno de 15% ao ano, ou seja, ficar fora dele é deixar de crescer, mas você precisa estar preparado para entrar nessa nova aventura e saber que, por mais difícil que isso pareça, você é capaz de crescer digitalmente.
Agora já posso colocar no ar e começar a faturar?
Ainda não, na próxima semana damos continuidade às dicas para a obtenção de sucesso via e-commerce.