AgendaPalestranteArtigosContato

O que é a Resiliência?

Nereu Mattiello

Não se trata apenas de superar desafios, mas de ser uma pessoa sensata, racional e serena nos momentos delicados.

Uma verdade que todos sabemos: a gente não sabe a força que tem até ser posto à prova. O poder e a vontade que muitas vezes se encontram escondidos em nossos medos e inseguranças, fazem com que desconheçamos a capacidade do poder interior, o poder de superar   dificuldades impostas pela vida. É claro, tudo isso sem deixar de reconhecer que somos falhos e também temos limitações.

Essa virtude de poder segurar firme “as pontas” tem nome. Resiliência. Que no sentido físico tem como definição: propriedade de um corpo recuperar a sua forma original após sofrer deformação ou choque. E não sendo no sentido físico, mas sim figurativo, no qual aqui iremos falar, a Resiliência é a capacidade de superarmos as adversidades.

“Quando eu sei que estou sendo resiliente?”

Devemos lembrar que a resiliência não está presente somente nos momentos extremamente ruins, mas sim em um pouquinho de todos os dias da nossa vida. Afinal, não é à toa que sempre “matamos um leão por dia”, temos nossas dificuldades, mesmo que pequenas, e estamos sempre sendo colocados à prova das mesmas.

Ser resiliente não é ficar o tempo todo lutando, remando contra a corrente. É ter a capacidade de se manter firme e focado, independente da situação. Lembrando de ser esperançoso e convicto.

Não se trata apenas de superar desafios, mas de ser uma pessoa sensata, racional e serena nos momentos delicados.

O estresse e a ansiedade, apesar de serem muito presentes em nossas vidas, não devem ser nosso ponto de partida. Temos que praticar a paciência diária. Um resiliente não se preocupa e não tem medo do futuro, pois sabe que o tempo é um grande aliado para as próximas vitórias e conquistas.

Nós, resilientes, temos que aprender a viver o presente. O passado não nos traz nada além de aprendizado, e o futuro, apesar de esperançoso é incerto.

Apesar de querermos sempre pensar grande, pensar no futuro, se não cuidarmos e não vivermos o hoje, de nada será nosso amanhã. Viveremos sempre na incerteza e “pisando em ovos” se não praticarmos a resiliência em nosso dia a dia.

A melhor forma de ir em busca da resiliência é justamente buscarmos em nossas lembranças todos os momentos nos quais fomos fortes e conseguimos superar as grandes e pequenas batalhas.

Você precisa tomar frente de seus negócios sem esquecer dessa virtude, seu empreendedorismo depende de sua experiência e força para querer inovar. O mundo dos negócios está sempre no presente, e só depende de sua força de vontade e resiliência para tomar a frente.

E para finalizar, nunca se esqueça de sua capacidade de poder ser sempre resiliente quando a vida parecer querer te derrubar. Força e resiliência! Sempre juntos!